quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Você se engana muito se acha que ateístas não sentem culpa. Sentir culpa não depende de acreditar em um deus punitivo; sentir culpa depende de ter vivenciado suficientes situações em que seu erro foi escancarado na sua fuça, depende de todas as vezes que as pessoas te mostraram insistentemente que alguém foi muito ferido ou magoado por algo que você fez e, ou, falou. E sim, nesse sentido eu fui criado com MUITA culpa.

O problema do sentimento de culpa é que ele, de fato, não muda nada a cagada que foi cometida. Não volta o tempo, não dá uma segunda chance de fazer melhor. Não para aquela cagada; o máximo que a culpa faz é evitar que novas cagadas sejam feitas. E sim, com 32 anos eu sei que o que a gente fala, as merdas incontroladas que falamos em momentos de conflito, têm muito efeito sobre os outros. Eu sei disso na teoria, eu sei disso na prática, eu sei disso pela formação científica, eu sei disso porque todo mundo fala.

Eu só não sei, de verdade, de coração, porque eu continuo falando e fazendo ofensas. Não sei mesmo.

Desculpa.

6 comentários:

  1. É fogo... :-( O problema é que a nossa língua não tem trava...aí as palavras saem muito fácil...qdo a gente vê já foi...

    ResponderExcluir
  2. Dói muito ser assim... preciso de ajudaOH WAIT já to fazendo terapia... talvez precise de um psiquiatra tbm... não sei...

    ResponderExcluir
  3. e o que mostra o verdadeiro arrependimento e crescimento do ser humano é quando ele reconhece e assume o erro. e desculpa-se por ele.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como sabiamente disse x kaio costa: "assumir & desculpar-se mostra seu crescimento humano".

    Independente disso, crer em Deus, seja por qual caminho religioso (ou não) que você escolha ajuda em muito (é muuuito reconfortante), já que Deus (ou ao menos da forma que eu creio) É amor, e amor implica em perdão.

    Jesus quantificou: 70x7 (Mateus 18, 21-35 "Parábola do Servo Cruel") - reflexões acerca dessa passagem nos fazem crer que 70x7 simboliza "infinitamente".

    Quanto a continuar dizendo as ofensas: seja bom! Seja bom como eu sei que sua inteligência (a mesma paranóica e consciente acusadora) o faz! Sei porque também sou assim. Opcionalmente, Deus também o ajuda a ser bom.

    Em suma, meu irmão: seja bom e esteja (e principalmente sinta-se) perdoado, seja o que for que você fez, está fazendo ou ainda vier a fazer!

    Tudo de bom!
    Abração!

    PS: repostei para corrigir um erro

    ResponderExcluir
  6. Concordo que seria mais fácil se eu tivesse alguma crença...

    ResponderExcluir