quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O dia é 12 de outubro de 2009. Por muito tempo encarei essa data como sendo o último momento realmente feliz da minha vida, já que na mesma semana começaram a acontecer os mais absurdos revéses pelos quais eu passei (listei os principais nessa postagem aqui).

Mas o que aconteceu no feriado de outubro de 2009 para ter essa importância na minha vida?

Muitas pessoas criticam o orkut, mas por meio dele conheci pessoas fantásticas, pessoas que você tem vontade de estar junto. E foi o que um pequeno grupo de ex-orkuteiros, meus amigos, decidiu fazer: uma viagem em conjunto para desvirtualizar a amizade.

Os personagens desse texto: minha companheira blogueira Sílvia, do outro blog onde eu escrevo, uma das aniversariantes de hoje (UM BEIJO PRA TI, DAY K) e o seu namorado Ângelo. E estava também o ex-namorado da minha amiga blogueira, de quem acabamos todos nos afastando (porque amigos são assim: ex-namorado de um é ex-amigo de todos, risos).

Três cariocas e dois paranaenses e um objetivo em comum: curtir o feriado em um lugar divertido e comemorar o aniversário da amiga. Acabamos parando na trifronteira paranaense.

Ah, a trifronteira... Foz do Iguaçu no lado brasileiro, Puerto Iguazu no argentino e Ciudad del Este no paraguaio... as cataratas, as compras, as comidas (bife de chorizo, carne de jacaré, baby beef, doce de leite, presunto defumado...), a cerveja barata na Barraca da Mírian na Argentina, os estrangeiros fazendo estrangeirices no albergue...

O albergue onde nos hospedamos é conhecido por ter "la más grande pileta en la ciudad", a maior piscina de Puerto Iguazu; entre os estrangeiros, é apelidado de "ClubMed dos Albergues". E além disso, muitos estrangeiros, principalmente europeus. Britânicos bebendo cerveja de 750ml como se fosse long neck, suecos brancos como cera ficando vermelhos depois de passear por 10 minutos sob o sol missioneiro, a biscat irlandesa do karaokê...

Numa das noites, de posse de um laptop e com quantidades significativas de álcool no sangue, o povo se animou em começar a cantar e essa irlandesa, certa de que sua linda voz atrairia quem ela quisesse, cantou uma balada que disse ser típica da sua terra... E nós, brasileiros, com o espírito de porco que nos é típico, nos pusemos a cantar um clássico do cancioneiro brasileiro, a música Cadeira de Rodas, de Fernando Mendes. Jurando que era uma música típica do Brasil, com uma letra linda e inspiradora...

Teve o passeio de compras no Paraguai. Eu e minha amiga paranaense temos como diversão.da.vida levar novatos às compras em Ciudad. É lindo de ver os olhinhos deles brilhando ao ver cores e sons e brilhos e luzes que talvez já tenham visto (alô 25 de Março, alô Saara), mas ver tudo isso direto na fonte e mais barato... eletrônicos de última geração que nunca foram lançados no Brasil custando menos do que nossos produtos similares mais simples... é como soltar uma criança numa loja de doces e dizer: "você só pode comprar até X reais de doce heim?". Só sei que teve gente que comprou 15 bolsas e por pouco não teve que explicar na alfândega que não era para revenda, era para consumo pessoal.

E o aniversário. Sim, todo mundo arquitetando e buscando meios de fazer uma surpresa para a bonita... pedimos ajuda de uma funcionária do albergue que recomendou uma confeitaria, lembro até hoje o nome: El Arbol Real. Encomendamos uma torta de massa folhada e dulce de leche com uma vela daquelas espalhafatosas que parecem o clip da Kate Perry, comemos a torta e tomamos Budweiser litrão a míseros R$6,00 (PAGA MEU MERCHAND, BUD). Com o aniversário da Day na Argentina, oficialmente eu fiquei com inveja de quem comemora fora do Brasil, já que não é a primeira amiga que faz isso E EU ESTOU JUNTO.

Voltei para casa com a sensação de ser uma pessoa melhor, com tanta bagagem de diversão e afeto concentrados em tão poucos dias. Feliz. Completo. Sim, até hoje eu considero esse feriado como o último momento de pura felicidade na minha vida, sem estresse, preocupações.

Quero de novo.

7 comentários:

  1. Inveja dessa viagem. Quero fazer uma igual com várias pessoas que eu amo. =D

    ResponderExcluir
  2. Chorei !
    Espero poder participar de um proximo encontro. Já conheço o marido Ju, já tomei chuva com a menina Day ... so falta agora a mocinha Silvia.

    Beijos seus lindos.

    ResponderExcluir
  3. Foi uma viagem para não esquecer! Mas só quero consertar uma coisa, eu não sou britânico e bebia bud litrão como se fosse long neck hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Minha gente, meus povos e póvas. Realmente foram momentos inesquecíveis. Aquele 12 de outubro de 2009 foi diferente, aquela viagem foi a primeira que eu fiz sozinha (sem marido), só com amigos, e amigos que eu não conhecia antes. Me senti gente grande na volta, dirigindo pela BR 277, e quem dirige por lá sabe que aquilo é osso. Mas beber Bud de litrão é luz, é vida. Cantar Menina na cadeira de rodas, entãoaaaaaaaaaa.Aviso aos amigos, estou fazendo um painel de fotos a partir daquela data. Fotos impressas mesmo, dessas de por na parede, das antiguidades mesmo. Ando sentindo falta de ver o sorriso dos amigos, quero passar pela minha sala e vê-los por lá. Menina Luh, obrigada pela mocinha, adorei, principalmente por ser eu a mais velha. ahahaha.

    ResponderExcluir
  5. Vô nem escrever muito aqui pra não chorar, mas só pra constar: SEOSLINDO.

    ResponderExcluir
  6. Me corrija se eu estiver errado, mas eu acho que ganhei uma tequila dessa viagem, néeeee?

    ResponderExcluir
  7. Não, você está certo: rolou uma tequila pra ti ;)

    ResponderExcluir