quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ontem fui convidado a fazer parte de uma encenação no fim do ano no meu trabalho, nos moldes de um Auto de Natal. Considerações:

1º: EU NÃO SOU ATOR

Como eu já pontuei anteriormente em duas postagens distintas, minhas habilidades artísticas, especialmente de arte performática, beiram a nulidade. Entro em pânico apenas com a ideia de interpretar o que quer que seja, especialmente se tiver cunho humorístico, o que nos leva à consideração número dois:

2º: ODEIO PARÓDIAS/SÁTIRAS/ENGRAÇADICES

Meu ódio é intensificado quando a sátira ou paródia é feita por semi-amadores-semi-profissionais, gente comum, gente como a gente que resolve mudar algo que é clássico ou existente para tornar engraçado;

3º: EU SOU ATEÍSTA

Auto de Natal, contando história da anunciação, da imaculada concepção, nascimento humilde e rejeitado e adoração pelos magos do oriente, simplesmente não me comove nem me convence. Desculpa, mamãe, desculpa sociedade, desculpa irmão mais velho presidente de pastoral da família, mas eu sou assim. Nem mesmo mudando o auto de natal tradicional para algo mais... digamos... regional e atual (UM AUTO DE NATAL TOCANTINENSE [???])... o que nos leva à 4ª e última pontuação:

4º: ARIANO SUASSUNA E JOÃO CABRAL DE MELO NETO

Sim, eles já fizeram, cada um deles, autos de natal em tempos contemporâneos e em locais inusitados, como Paraíba e Pernambuco.

Primeiro fui convidado a interpretar um papel. Dado meu VISÍVEL desconforto, o convite mudou para trabalhar nos bastidores. Vendo que eu continuava resistente, a cartada final foi:

"Não precisa ser religioso, é para a ~INTEGRAÇÃO~ entre nós funcionários, o resgate do sentido de ~FAMÍLIA~ já que nós aqui ~SOMOS~ uma família".

Óbito
Data: 25/10/11
Hora: 11:00

6 comentários:

  1. Você é responsável por suas escolhas. O que você é simplesmente é, e não precisa se desculpar por nada.
    Considerando a péssima veia artística da família, a começar por mim, não era de se esperar nada diferente. :-) rsrs kkk lol
    O legal na cartada final é que você ainda pode escolher o referencial: religião ou família.
    Quiçá ela pudesse incluir alguma outra opção [de referencial] sugerida por você. :-)
    Ressuscite, meu irmão!
    Cadê o botão "Curtir" do seu blog?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tai, você pode ser a Maria Maranhense desse auto de natal tocantinense, que vai ter seu filho numa praça no Setor Taquaralto aqui em Palmas, que tal?

    Leandro, eu até tenho família como referência, eu só acho MUITO demagógico esse papinho de "aqui no trabalho somos uma família". Não, não somos família no trabalho rs.

    Abraços & beijos pros dois.

    ResponderExcluir
  3. Corrigindinho: Ariano Suassuna escreveu um auto, mas não de natal. No calor da minha indignação em ser chamado pra encenar, acabei confundindo tudo rs. Mas tem uma cena em que o Xicó e o João Grilo apresentam o Auto de Natal num cine mambembe, talvez por isso a confusão.

    ResponderExcluir
  4. olha, o mais indicado era mandar todo mundo tomar no cu e falar que se querem que você participe que te paguem pra isso que quem trabalha de graça é o papai noel.
    mas não precisa repetir tudo, só o tomar no cu.

    ResponderExcluir
  5. Velamos.
    Aqui jaz alguém que não queria atuar...

    ResponderExcluir