terça-feira, 24 de julho de 2012

O tempo da louça

Foram 10 dias desde aquele último almoço em casa, feito por um para nós dois.

A assadeira com sobras de molho ressecado ficou sobre o fogão todo esse tempo, acumulando germes e mágoas. Os dois pratos com os rastros escuros testemunharam, de dentro da pia, pelo menos três crises de agonia e lágrimas e soluços. O fundo dos dois copos, escurecidos pelo resto de refrigerante de mais de uma semana, juntaram formigas e provocaram dores. Talheres, intermináveis e engordurados, estiveram ali o tempo todo, observadores silenciosos do luto.

O tempo ficou suspenso naquela pia, esperando o dia de voltar a correr livremente, como todos os tempos devem ser. Finalmente correu, junto com a água e o detergente. Tristeza e perda se lava com sabão e desce pelo ralo.


6 comentários:

  1. tudo preguiça de lavar louça.

    brincadeira.

    não sei comentar em blog, desculpa.

    ResponderExcluir
  2. Nunca passei por algo assim de ficar com todas as coisas, cheias de memórias, sabe?

    Só posso imaginar que deve ser uma barra olhar para cada coisa, e uma memória vir à tona.

    Eu teria saído correndo de ksa e não voltaria tão cedo. Ou venderia tudo e compraria tudo novo ... Ou faria mimimi, o que é mais provável de acontecer ...

    ResponderExcluir
  3. Curioso como lidamos com simbologia. Parte de nós insiste em postergar certas ações, como se lidar com elas gerasse reflexos, mudasse o rumo de outras coisas. Ô se sei como é isso. Humano, seja lá o que isso queira dizer...
    Ps. Mas tb tô com o Du, até pq já fiz isso de jogar coisas fora pra não ter que lidar com memórias...

    ResponderExcluir
  4. Quando estou com preguiça de lavar a louça suja eu as coloco dentro da geladeira, pelo menos tenho a certeza de que nao havera odores. É um jeito de atrasar a solução, mas um dia terei que lavar a louça suja... Eu prefiro assim !! Guardar por um tempo e só lavar ou ate mesmo jogar fora quando eu estiver realmente com vontade!

    ResponderExcluir
  5. onde eu tava que eu perdi todos esses excelentes textos, amig?

    o que eu digo e repito sempre, não encontro melhor forma de colocar a dor pra fora do que escrever sobre ela (e talvez por isso eu tenha escrito tão pouco, hoje dói muito menos).

    ((ah sim, sobre a louça: acho muito importante manter a pia sempre limpa, quando a gente acumula coisas tem uns bichos que vem se alimentar dos nossos restos. e eles são nojentos, num vale a pena deixá-los se envolver nas nossas vidas. ops, louças))

    ResponderExcluir