quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pega leve, Morfeu

Aí que eu tive esse sonho com a minha avó, falecida em 1997.

Tocou o despertador no horário que sempre levanto para ir trabalhar, desliguei e virei para o lado. Nos 18 minutos que se sucederam eu tive esse sonho de que era dia 31 de dezembro; eu estava numa cidade em que tinha alguns amigos e parentes e tinha um lugar acho-que-era-comércio-mas-poderia-ser-repartição-pública, em frente a um rio bem estreito e com correnteza. Acho que antes de entrar nesse acho-que-era-comércio eu estava dentro do rio e alguém falava: 'tem correnteza, não precisa remar, deixa ir'. Louco queria que eu caísse na cachoeira, decerto.

No tal do acho-que-era-comércio tinha tecidos de tapeçaria misturados com comida, papéis em branco, papéis impressos, parecia uma mistura de lojinha do Grand Bazaar em Istambul que vi na televisão há muitos anos com um Centro de Referência de Assistência Social (trabalhei seis anos num desses).







+





QUÉDIZÊ


Eu falava para a minha avó que ia embora, para passar o ano novo com amigos, e ela dizendo do jeito que só ela sabia dizer quando era viva: 'mas credo, vem para ir embora logo, vai me deixar sozinha aqui?' (um beijo para todo mundo que aprendeu com a família a se sentir culpado por tudo). Sei que eu esperava uma amiga, que trabalhava nessa lojinha; nome da amiga é Luciana, foi estagiária no meu último emprego.

Mas aí as coisas mudam e a Luciana na verdade se chama Priscila (quem?) e ela não vem mais à lojinha onde estava a minha avó. Mando uma mensagem desejando feliz ano novo para um amigo meu (Paulo), mas ele não responde (seu ingrato). E eu fico no dilema entre passar o ano novo com a avó ou tentar ir para outro lugar com mais pessoas. E aí acordei e olhei no relógio e fiquei aliviado por ter que me arrumar rápido para trabalhar.

Nem de longe eu sou do tipo de pessoa que acredita em sonhos premonitórios, mas fiquei pensativo. Sonhar com minha avó me querendo perto dela e com pessoas que 'me dão um bolo', rejeição, expectativa frustrada...

Acordei mal.

5 comentários:

  1. Calma, amg. Todo mundo acordou fodido por causa de um sonho essa semana. Tô contigo nessa.

    ResponderExcluir
  2. Sonhar com pessoas amadas é tão bom, é uma saudade guardada lá no fundo da mente que vem a tona de uma forma ou outra. Nada de encafifar com sonhos, menino Jux, sonhos são sonhos, sentimentos e sensações, saudades, desejos.

    ResponderExcluir
  3. Bem, sonhar com quem já foi, há crenças que dizem ser uma boa coisa...em especial seriam eles dizendo que estão por perto cuidando e protegendo.Sobre a lojinha e os amigos, mostra um pouco de carência e que é necessário a organização em alguns aspectos emocionais. Claro, segundo crenças e observações cotidianas. Nada que tenhas de se apegar.
    Isso já aconteceu comigo...nos últimos eu tenho sonhado com escadas...sempre tem uma escada no decorrer da história!Rs...Beijos, lindo!

    ResponderExcluir
  4. Existe alguma expectativa que não seja frustrada? Elas parecem existir só pra isso.

    Quanto a sonhos: prefiro quando os esqueço, senão ficarei a vida pensando neles, e como eu já sou bem neurótica sem isso, eu tipo, prefiro passar.

    ResponderExcluir