sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Le Carapuça

Domingo passado tentei fazer uma receita de carne com cerveja preta na panela de pressão que sempre deu certo antes de eu vir embora de Maringá. Mas, em todas as vezes que tentei fazer aqui na minha nova casa, a panela deu problemas ou a receita deu problemas ou eu simplesmente perdi as manha de fazer, enfim. Aí na segunda eu cozinhei feijão, utilizando novamente a panela de pressão e percebi que ela está com defeito na ~VÁLVULA DE SEGURANÇA~, que está rompida e deixa que toda a pressão saia, não criando a condição necessária para que a panela cumpra seu papel de apressar o cozimento dos alimentos.

O subtítulo da postagem de hoje é "Filosofia pós-traumática relacionada a atividades domésticas".




Aguentas a pressão?

Uma panela de pressão é um instrumento ótimo para apressar o cozimento de comidas mais duras: a carne fica mais macia, o feijão demora 1/4 do tempo que demoraria para cozinhar na panela sem pressão, mandioca cozida é praticamente impensável sem uma dessas maravilhas e o que dizer sobre o tradicional leite condensado cozido dentro da lata na panela de pressão? Porém, recomendo inicialmente que só usem uma panela de pressão se for realmente necessário ou imprescindível.

Veja bem: a panela cria pressão porque a água superaquecida se torna vapor de água e se expande e tem apenas minúsculos orifícios por onde sair. Estes orifícios ficam na chamada ~VÁLVULA DE ESCAPE~. Todas as panelas têm uma ~VÁLVULA DE ESCAPE~ e mais: além disso, todas as panelas desse tipo têm uma ~VÁLVULA DE SEGURANÇA~, para caso a ~PRESSÃO~ se torne maior do que a panela é capaz de ~SUPORTAR~ e a ~VÁLVULA DE ESCAPE~ se mostre incapaz de liberar o vapor de maneira segura. Algumas panelas têm ainda uma terceira opção para a saída do vapor de água, não é o caso da minha, entretanto.


Uma panela de pressão com falhas na ~VÁLVULA DE ESCAPE~ pode se tornar um grande perigo doméstico; em algumas culturas, como nos Estados Unidos, as pessoas simplesmente não usam panelas assim, com medo de a ~PRESSÃO~ se tornar ~INSUSTENTÁVEL~ e a panela explodir, causando danos potencialmente graves.


Por isso, amiguinhos e amiguinhas, a minha dica é que, antes de usar uma panela que provoque ~PRESSÃO~, todos devem ter total conhecimento do processo e dos riscos. Quem prefere uma vida segura e sem necessidades de ~VÁLVULAS DE ESCAPE~, deve simplesmente abandonar a ideia de ter uma panela dessas. E, em contrapartida, se escolher utilizar esse utensílio, todo mundo deve saber que vai ter que ~AGUENTAR AS CONSEQUÊNCIAS DO ACÚMULO DE PRESSÃO~, utilizar sempre a ~VÁLVULA DE ESCAPE~ apropriada para o modelo da panela e mantê-la sempre em condições adequadas de funcionamento.

3 comentários:

  1. AHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAH ADQUIRI TODO UM CONHECIMENTO NOVO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito perigoso escolher uma vida com pressões e depois precisar usar válvulas de escape... dicona do xu...

      Excluir
  2. fiquei mega confusa com as explicações. mas bem, nem sou nunca fui boa em física mesmo! hauehaeu :P

    ResponderExcluir