sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

É um duro combate esse de lutar contra os hábitos tão cimentados no nosso repertório. Mudar hábitos normalmente é uma troca entre a satisfação de um prazer imediato, momentâneo, por um igualmente momentâneo desprazer. Pelo menos na hora do esforço de mudança de comportamento, sobrevem o desgosto, mesmo que depois você se dê conta de que a troca de um hábito por outro (ou pelo silêncio/não-ação) foi saudável para si mesmo e para a sua relação com os outros.

Essa semana, em uma mesa de bar, três pessoas conversávamos. Aconteceu de os três estarmos empolgados planejando uma viagem para o próximo ano e para um lugar que eu já fui e tenho, modestamente, bastante conhecimento. Eis que, no auge da minha empolgação, fui atravessado por um dos interlocutores, que passou a requerer para si o holofote. Com um assunto completamente alheio ao que tratávamos, o que ficou parecendo aquele arranhado da agulha do toca-discos sobre o LP, quando da troca por outro disco.

Optei por me calar, em vez de fazer o que normalmente eu faria: aumentar a voz e dizer "ENTÃO, COMO EU ESTAVA DIZENDO..."

Tive a atenção da plateia abruptamente arrancada. Na hora, o que me veio à cabeça é: será que só eu achava que estava agradando e na verdade não estava e eu sou apenas um chato repetitivo? Preferi não competir por atenção. Vou ter momentos oportunos para voltar ao assunto e para ser laureado pelos outros pelo meu savoir-faire.

Mas confesso que fiquei magoadinho. Mágoa de histérico, sabem? Aquela que dá vontade de fazer um bico e não mais me pronunciar pelo resto da noite. Mesmo a mágoa passou e agora eu sei que calar-me foi a melhor opção. Qual seria meu troféu, caso eu "ganhasse" a atenção dos interlocutores? Nada muito edificante, de todo jeito...

Estarei finalmente amadurecendo? Tomara, tenho 32 anos e uma hora isso tem que acontecer. Fiquem atentos para mais bons comportamentos meus.

2 comentários:

  1. ás vezes me identifico com o que vc escreve aqui no blog. sou assim de vez enquando, querer ganhar a atenção.

    ResponderExcluir
  2. desisti de atenção, mas olha, te entendo hahahaha

    ResponderExcluir