quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"O o o o o" "O GRINCH!" [Ou um auto-retrato meu]

Ontem, durante a mensagem ecumênica + auto de natal no meu trabalho, confesso que fiquei pensando no quanto a história que deu origem ao cristianismo é épica. Tem elementos das melhores tramas, é cativante e você fica realmente comovido com algumas das cenas.


Um povo oprimido por um governante de outra nacionalidade, sem autonomia política, pagando impostos e tendo que fazer coisas sem lógica apenas para satisfazer um capricho do imperador, como viajar nãoseiquantos quilômetros com uma esposa grávida só para ser recenseado. Aí a esposa entra em trabalho de parto e por falta de lugar para se hospedar, acaba parindo o filho entre animais.

(Não vou entrar aqui no mérito das questões de fé, como a concepção virgem e a anunciação, minha intenção não é discutir religião em si. Mas sim, imaginem o quanto José deve ter sido chamado de corno por aceitar casar com uma mulher já grávida)

Sim, a história é emocionante e envolvente. Aí beleza, teve as mensagens dos pregadores de três religiões diferentes, teve o auto de natal...

E AÍ COMEÇOU A DEMAGOGIA DE DIZEREM QUE "AQUI NO TRABALHO SOMOS UMA GRANDE FAMÍLIA"

Olha, sabe quando você observa uma gravura LINDA de morrer e de repente parece que alguém pegou uma caneta e riscou bem na cara de alguma das pessoas retratadas? Então.

Não, por favor. Trabalho é trabalho, família é família. Amigos são amigos. Você pode até trabalhar com pessoas da sua família, se tornar amigo de algum colega de trabalho ou um amigo seu pode vir a ser parte da sua família. Mas não. Esse conceito de "aqui é uma família" está muito equivocado.

Estragaram uma das poucas chances de eu me sentir novamente à vontade com mensagens de Natal, obrigado.

3 comentários:

  1. Nunca duvide da capacidade de um brasileiro de estragar um bom sentimento recém-nascido.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, meu irmão!
    Ao ler isto tive a impressão que já é Natal em seu coração.
    Concordo com você. De fato é difícil lidar com demagogia.
    Quanto a seus colegas, eles fizeram o melhor que conseguiram fazer. Quiçá faltou um pouquinho mais de sua contribuição para a mensagem de Natal ficar melhor? Desde os conceitos básicos até a execução final?
    Feliz Natal, maninho!

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHA você achou mesmo que não iam estragar o momento? ai ai.

    ResponderExcluir