segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Não sei por que de repente eu comecei a me importar com passagem do tempo, idade e essa caralhada toda. Talvez ajudasse se as pessoas não insistissem em apontar o quanto de idade eu tenho, o quanto as coisas que eu gosto denunciam que nasci ainda nos anos 1970 (finalzinho, mas sim, nos anos 70).

E eu acho estranho isso. Ao mesmo tempo que dizem que não pareço ter mais de 30 anos, me esfregam na fuça que meus interesses, gostos (artísticos, culturais etc.) e hábitos são de uma pessoa de quase meia idade. Aí eu fico confuso, não sei se tenho o direito de gostar dos filmes e músicas que marcaram minha vida ou se tenho que (pelo menos fingir) estar antenado com todas as novidades pop dos anos 2010.

O que é mais estranho é que exatamente as mesmas pessoas que dizem que meu gosto musical, cinematográfico, cultural etc. é de velho, têm seus ícones altamente datados e imutáveis, como pokémon, sailor moon, super mario, t.A.T.u., avril lavigne, jogos mortais...

Talvez as pessoas mais novas (ou talvez todas as pessoas) costumem pensar que seus gostos são os melhores e todo o resto não presta ou é velho demais. Será que quando eu estava nos meus vintepoucos anos eu também era assim? Medo.

9 comentários:

  1. Se nossos interesses e desejos tivessem de ser apenas de acordo com nossa idade então eu seria uma senhorita de próximo dos 40 anos. As pessoas precisam é calar a boca e respeitar os gostos dos outros.

    ResponderExcluir
  2. Benvindo à meia-idade!
    Mas veja pelo lado bom: ainda viverás (esperamos) outro tanto deste... ou outros dois tantos deste!
    O bom de passarmos à meia-idade é sermos "os juvenis da meia-idade"... ainda encantados e deslumbrados com a experiência!

    ResponderExcluir
  3. Tua conclusão final parece muito acertada, nisso de todas as gerações acharem que seus gostos (música, cinema, desenhos, etc.) são os melhores. Mas olha pelo lado bom: pelo menos, o que você "cultua"(e uso o termo apenas por falta de outro melhor) efetivamente é bom, tanto que é conhecido, lembrado e querido por todos, independente da década de nascimento. Dá pra dizer o mesmo dos exemplos de gerações mais novas que você citou?
    Ps. pelo lado bom: se a pseudo-crise de meia idade começa mais cedo, você deve se livrar dela a tempo de curtir mais os anos vindouros. Tem noção da vantagem que isso te dá?

    ResponderExcluir
  4. Me senti TÃO idoso ontem, quando eu disse que a última série de filmes de terror que eu tinha acompanhado era Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado... "NOOOOOOSSA, MAS QUE VELHO ESSE FILME, CREDO JULIANO"... é que depois disso, eu fiquei adulto e filmes de terror adolescentes meio que né? Não me atraem mais, precisei ocupar meu tempo trabalhando e ganhando a vida... mas enfim, sou velho e estou pelo menos 10 anos mais próximo da morte do que a maioria dos meus atuais amigos...

    ResponderExcluir
  5. Eu penso assim, foda-se, sabe?
    Amiga minha foi me zuar porque eu curto The Godfather dizendo que o filme era velho, depois veio que falar que achava que já tinha visto o QUARTO filme da série. Então ficou meio que AMG, GOSTO DE FILME VELHO, MAS TÔ MAIS POR DENTRO QUE A SENHORA. Acho que quanto mais dessas merdas a gente conhece, mais fácil fica pra aguentar a vida real.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Tai, eu também meio que cagava pra isso... mas sei lá, depois dos 30 a gente fica mais sensível com o lance da idade, só pode.

    ResponderExcluir
  7. E ainda assim, você parece mais novo que eu. Pode perguntar por aí.

    ResponderExcluir
  8. Bah, Cassiano... você e eu estamos chegando à fase de "idade indeterminável", lá pelos 45 é que vamos começar a demonstrar a nossa idade, relaxa rs. Falo nesse post sobre os gostos de velho, que eu tenho MUITOS: filmes noir, nouvelle vague, blues, música erudita etc.

    ResponderExcluir
  9. você é lindo e pode gostar do que quiser que eu deisho, ok.

    ResponderExcluir