segunda-feira, 5 de março de 2012

(Des)apego (des)necessário ou (im)possível

Numa tentativa parcialmente frustrada de faxinar a casa, retirei do quarto uma jaqueta de couro que mofou, como várias outras coisas que já mofaram desde que me mudei pra essa cidade de clima monçônico.

À parte da sensação horrível que é jogar um produto estragado que custou algumas horas do suor do rosto, outros sentimentos e pensamentos se apoderaram de mim.

Fiquei triste, de verdade. Lembrei do dia que comprei a jaqueta: estava com uma grande amiga, a colega blogueira "diretora" do Sentimentos aos Pedaços, passeando na cidade argentina de Puerto Iguazu, e entramos numa das várias lojas de couro e lã. É sério, a jaqueta falou comigo. Y en español misionero, ainda por cima. Não tive como não adquirir este pequeno pedaço de pele de vaca deliciosamente curtido e ainda a um preço muito convidativo (cerca de R$350,00 na época).

Loja de couro e lã em Puerto Iguazu

E essa viagem à Puerto Iguazu foi uma das mais legais que eu já fiz, só eu e minha amiga; ela passava por umas barras na vida dela e fomos viajar com intuito de ela se sentir mais alegrinha... foram dias lindos...

E com essa tristeza em me desfazer da jaqueta, mais uma vez aflorou toda a dificuldade que eu tenho em me apegar demais a coisas e pessoas. Cada um dos objetos que hoje fazem parte da minha vida tem uma história. E cada história é parte de como eu sinto, como eu penso, o que eu valorizo. Resumindo: cada uma das minhas poucas posses é um fetiche que me lembra quem eu sou.

Desfazer-me de símbolos do meu passado é algo como desfazer-me de mim mesmo. Dói.

Eu sou a minha história.

3 comentários:

  1. ahhh seu lindo, eu me lembro desse dia, eu também ouvi a voz (em espanhol missioneiro) do casaco te chamando, implorando, praticamente, que você o levasse. Fico triste em saber que vai se desfazer dele. Realmente foram dias divertidos, acho que foi nessa viagem a primeira vez que comemos no Hokai. ahahahaha, saímos de lá redondos como um sushi.ahahah

    ResponderExcluir
  2. Queria demais repetir dessas viagens contigo muitas vezes... sempre foram muito legais...

    ResponderExcluir
  3. doi ter que jogar essas coisas foram msm :(

    ResponderExcluir