sexta-feira, 5 de julho de 2013

E se sexo não fosse tudo na vida de alguém?

"Ele comentava sobre a esposa como se ela fosse um doce de pessoa, gentil, meiga, simpática, inteligente e compreensiva... ontem bati no apartamento deles e ela me atendeu. Me apresentei, disse que era colega de trabalho do marido dela, pedi um não-sei-o-que emprestado e só faltou ela cuspir na minha cara e me chamar de puta... que raiva dessa gente que acha que homem não pode ter amiga mulher, já acham que ele vai sempre querer comer ela ou ela vai sempre querer dar pra ele..."

E isso ocorreu em 2013. A esposa do amigo da minha amiga é pessoa supostamente esclarecida, da classe média e com alto nível educacional. Depois de entrar em contato com essa e algumas outras histórias, fico imaginando o quanto nossas vidas, nossas idéias, concepções, reações e sentimentos são calcados numa eterna e fantasiosa possibilidade de que as pessoas, quando possível, comerão umas às outras.

A supervalorização do sexo, assim como para minha amiga da história, é algo que me irrita de muitas formas. É como se todas as motivações humanas orbitassem a possibilidade de comer/ser comido(a); basta que o marido tenha uma amiga mulher que a esposa, automaticamente, já a encara como uma pistoleira capaz de seduzi-lo. O contrário também é válido: se a esposa tem um amigo homem, o marido logo imaginará que o cara só quer levar a mãe de seus filhos para a cama e ela, como boa safada, irá corresponder, obviamente. E não pensem que esse é um mal exclusivo entre heterossexuais: entre casais homo, muitas vezes basta que um(a) dos(as) dois/duas tenha ou queira ter amizades com outros(as) gays/lésbicas para que a situação seja tratada pelo(a) parceiro(a) como uma foda-para-acontecer-a-qualquer-momento.

Não digo que nunca sofri deste mal, não mesmo. Sou fruto da minha história cultural e "aprendi" que todo mundo está nessa vida apenas para se deitar nu pelas esquinas escuras da cidade com o(a) primeiro(a) que aparecer. Acontece que, à medida que o tempo passa, é necessário que outras coisas importantes ocupem nossos pensamentos e o sexo seja posto em seu devido lugar: coisa importante na vida, mas não A MAIS importante.

É como se não pudessem existir intenções de relacionamento baseadas em amizades, em interesses mútuos, em pensamentos compartilhados, em rir das mesmas coisas, em apoio desinteressado a alguém que se gosta. Como se a qualquer instante uma troca de afeto pudesse se tornar uma trepada. Ok, isso acontece sim, não sou ingênuo de negar... mas imaginem como seria o mundo se todos os seus amigos e amigas apenas quisessem tirar uma casquinha de você. Me parece uma limitação insensata do potencial de formação de vínculo que nós desenvolvemos ao longo de milhares de anos de evolução da espécie.

Sigmund Freud propôs, no início do Século 20, que a energia de vida é composta principalmente pela energia sexual, quebrando o tabu de se falar sobre sexo em uma época absolutamente conservadora. Entretanto, o próprio Sigmund, ao ver que suas idéias começaram ainda durante a sua vida a ser mal interpretadas, certa vez disse: "às vezes, um charuto é apenas um charuto", numa inequívoca alusão a interpretações sexuais feitas sobre o seu hábito de fumar.

Da mesma forma, às vezes, um amigo é apenas um amigo.

2 comentários:

  1. Sei bem o que é isso e estou vivendo isso mais intensamente agora que estou na Alemanha e meu namorado ficou no Brasil e resolvemos ficar juntos mesmo assim. Já conheci muitas pessoas por aqui e dentre elas homens, obviamente, alguns que já se tornaram grandes amigos. O problema é que realmente as pessoas não parecem levar numa boa a amizade entre um homem e uma mulher dependendo da situação, e muito me irrita o comentário de algumas pessoas que acham que só pq eu estou longe do meu namorado e fui pra uma festa com amigos dentre eles homens (especialmente se forem bonitos) que eu estava "pegando" algum deles. Isso é patético. Mas infelizmente essa é a realidade da nossa sociedade e me entristece. Adorei o texto Jux. :D

    ResponderExcluir
  2. Sei bem o que é isso e estou vivendo isso mais intensamente agora que estou na Alemanha e meu namorado ficou no Brasil e resolvemos ficar juntos mesmo assim. Já conheci muitas pessoas por aqui e dentre elas homens, obviamente, alguns que já se tornaram grandes amigos. O problema é que realmente as pessoas não parecem levar numa boa a amizade entre um homem e uma mulher dependendo da situação, e muito me irrita o comentário de algumas pessoas que acham que só pq eu estou longe do meu namorado e fui pra uma festa com amigos dentre eles homens (especialmente se forem bonitos) que eu estava "pegando" algum deles. Isso é patético. Mas infelizmente essa é a realidade da nossa sociedade e me entristece. Adorei o texto Jux. :D

    ResponderExcluir