quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Namorados e espremedores de batata

Algumas coisas você precisa. Outras você apenas deseja.

Há alguns meses que penso em comprar um espremedor de batatas. Parece ser das coisas que eu preciso, já que eu sou simplesmente apaixonado por purée. Mas existem garfos em minha casa, os quais cumprem bem o papel de amassar batatas cozidas. Portanto, espremedor de batatas sai da categoria de necessidade e passa para a do desejo. Mais um exemplo: tenho um apetrecho que faz ovos cozidos ficarem cúbicos, isso sim nunca chegou a me confundir, sempre ficou no campo do desejo.

Ovo quadrado
Após alguns contratempos ocorridos recentemente, fiquei pensando o quanto que os relacionamentos também confundem as pessoas. Cheguei, mais ou menos, à mesma conclusão do espremedor de batatas: relacionamentos não são coisas sem as quais nós não viveremos. Todo mundo é capaz de viver sem namorados, noivos, esposos, ficantes etc. Fica no campo do desejo, da vontade de estar com alguém, de compartilhar bons e maus momentos, de trocar carinho com alguém conhecido, em vez de procurar novidades semanalmente. E me parece um real problema quando as pessoas confundem e sentem como se não pudessem viver sozinhas.

Talvez devêssemos pensar em namorados como espremedores de batatas: facilitam a nossa vida e desejamos tê-los, mas, a rigor, não precisamos.


7 comentários:

  1. Amei! Mas eu queria tanto um "espremedor de batatas" rsrsrsr bjo

    ResponderExcluir
  2. Julindo...ontem estava conversando com uma amiga, ela sobre uma reflexão que ela deveria fazer sobre o relacionamento dela. Parece que você escreveu para ela.

    ResponderExcluir
  3. É incrível como nos últimos tempos isso se tornou claro na minha vida. Não que meu coração esteja vazio, mas dá perfeitamente para viver feliz e sozinha! Eu não tenho espremedor de batatas, meu sonho é uma fritadeira elétrica para fritar batatas, mas como vivo de olho na balança opto por não ter a fritadeira.

    ResponderExcluir
  4. Me identifico bastante. Quando apliquei a minha técnica de controle de impulsividade que normalmente uso para vontades homéricas de comprar coisas inúteis às minhas vontades de estar com as pessoas, realmente a coisa melhorou ao ponto de eu desejar mas não querer comprar, mas mesmo assim ainda me sentir satisfeito.

    Como se eu comprasse mentalmente, sabe? E o melhor, é que não vêm com a depressão pós compra que sempre vem depois ...

    ResponderExcluir
  5. quando a gente lê um texto assim, simples e objetivo e que fala exatamente aquilo que você vem tentando vivenciar e exemplificar para o mundo, ficamos sem ter o que comentar.

    então é isso.

    ResponderExcluir